Prolog
DISCIPLINA: PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO
¦
§
!
¡
!
¦
§
¨
©
¦
§
¤
¥
¢
£
¡
SANDRA CORTINOVI
PROLOG é uma linguagem de programação simples, embora poderosa, fundamentada na lógica simbólica. Foi desenvolvida na Universidade de Marselha, França, com o intuito de ser uma ferramenta prática para programação em lógica. De forma semelhante a LISP, PROLOG é uma linguagem interativa projetada primeiramente para processamento de dados simbólicos. Ambas as linguagens são ferramentas para desenvolvimento de aplicações da área de Inteligência Artificial, estando baseadas em sistemas matemáticos formais: LISP, baseada no cálculo lambda, é tipicamente usada para definição de funções; PROLOG, baseada em um subconjunto poderoso da lógica clássica, é usada para definição de relações. A linguagem LISP pura, de fato, pode ser vista como uma especialização da linguagem PROLOG.
A linguagem PROLOG é baseada em um provador de teoremas para cláusulas de Horn.
A estratégia específica utilizada é uma forma restrita de resolução linear de entrada.
)
9
%
8
7
6
5
4
$
4
4
3
2
1
1
0
'
)
(
'
&
%
$
#
"
PROLOG é uma linguagem de programação usada para solucionar problemas que envolvem objetos e relações entre objetos.
Programas em PROLOG consistem de: declaração de alguns fatos sobre objetos e seus relacionamentos; definição de regras sobre os objetos e seus relacionamentos; resposta a consultas sobre objetos e seus relacionamentos.
A programação em PROLOG permite ignorar a maioria dos detalhes referentes a como um programa é executado. A linguagem PROLOG foi projetada de forma a permitir que o utilizador forneça comandos sobre alguma coisa que seja logicamente verdadeira de modo que o interpretador
PROLOG possa tirar conclusões; não requer que se especifique como