Prolog
Prolog é uma linguagem de programação que se enquadra no paradigma de Programação em Lógica Matemática. De uso geral, é especialmente associada com a inteligência artificial e lingüística computacional. Sua linguagem pode ser puramente lógica, que pode ser chamada de Prolog puro, ou linguagem concreta, a qual acrescenta o Prolog puro com componentes extra-lógicos.
Neste trabalho será apresentado um breve histórico desta linguagem, suas aplicações, seus componentes mais importantes, bem como alguns trechos de programas, a fim de ilustrar com mais clareza os vários recursos disponíveis nesta linguagem de programação.
O Capítulo 1 é introdutório e destina-se a oferecer uma visão do trabalho. O Capítulo 2 nos diz sobre o surgimento e a evolução da programação em lógica, bem como da aplicabilidade e vantagens da mesma. Entre os capítulos 4 a 8 a linguagem Prolog é desenvolvida passo a passo e no capítulo 9 apresenta-se a conclusão.
2 LÓGICA E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
A lógica é a ciência do pensamento correto. Esta declaração não implica, contudo, em afirmar que ela seja a ciência da verdade. Mesmo que tudo o que se permita afirmar dentro da lógica seja supostamente verdadeiro em determinado contexto, as mesmas afirmações podem resultar falsas se aplicadas ao mundo real. Os filósofos da lógica afirmam que, "para entender o que realmente acontece no mundo, precisamos entender o que não acontece", isto é, as propriedades invariantes das entidades ou objetos que o compõem. Com essa idéia em mente, podemos considerar lógicos os conjuntos de declarações que possuem a propriedade de ser verdadeiros ou falsos independentemente do tempo ou lugar que ocupam no universo considerado. Este insight inicial costuma ser de grande valia para entender como a lógica pode ser empregada na programação de computadores com grande vantagem sobre as linguagens convencionais. O cálculo proposicional, que é o subconjunto da lógica matemática mais diretamente envolvido