A motivação no ambiente organizacional
1 APRESENTAÇÃO
O presente estudo tem como tema a maneira como a motivação dos funcionários pode influenciar nos resultados de uma organização. Atualmente, as empresas enfrentam constantes mudanças e muita turbulência num mercado altamente globalizado e competitivo, e uma ferramenta que muito contribui como estratégia de sobrevivência é o talento humano. Para isso, a motivação das pessoas é fundamental para a superação rápida e eficiente de novos desafios, com elevados padrões de desempenho organizacional.
Segundo Bergamini (1997), até antes da Revolução Industrial as pessoas eram motivadas principalmente por punições, o que acarretava um ambiente de medo. Então, a partir do momento em que esse recurso passou a apresentar falhas, outros inúmeros investimentos foram implementados a fim de aumentar a eficiência dos trabalhadores nos processos industriais, que, em retorno, passaram a exigir maiores recompensas.
Depois disso, o mundo passou por transformações notáveis, pois as organizações viram-se forçadas a modificar profundamente o pensamento sobre a função desempenhada pelas pessoas dentro das empresas, e estas reformularam o papel que o trabalho tem em suas vidas.
É nesse cenário de grandes transformações que viu-se a necessidade de uma compreensão mais aprofundada sobre a complexidade do comportamento motivacional. Para Chiavenato (2005), não há um conceito unânime e nem um consenso para motivação, sendo inclusive difícil definir em tão poucas palavras. Mas, numa visão ampla, entende-se por motivação o processo do comportamento humano, que surgida a necessidade interna, é impulsionada para um objetivo ou incentivo a fim de alcançá-la.
Embora as organizações permaneçam atualmente em um nível financeiro e tecnológico estável, o sucesso planejado por elas não tem sido alcançado, fato este que eleva o interesse tão representativo quanto à motivação organizacional. Diferentemente do século passado, percebe-se, hoje, que a fonte de motivação