Comércio eletronico
Caetano Teston, Darlan Dieterich, Guilherme Bernardi, João Paulo Fleck
RESUMO
Este trabalho visa relacionar as obras de Sistemas de comércio eletrônico: projeto e desenvolvimento, e e-Business & e-Commerce para Administradores, fazendo um estudo de comparação destacando suas diferenças e semelhanças e os aspectos mais interessantes destacados pelos pesquisadores. O livro de Sistemas de comércio eletrônico: projeto e desenvolvimento, trata do projeto, implementação e avaliação de desempenho de servidores de comércio eletrônico, identificando e caracterizando aspectos conceituais do desenvolvimento de sistemas de comércio eletrônico relacionados à área de ciência da computação. O livro apresenta uma abordagem incremental para a implementação de serviços de comércio eletrônico, desde a especificação e implementação do modelo de negócios desejado até a avaliação do desempenho do servidor, incluindo questões como a personalização de serviços e a interação com clientes e outros prestadores de serviços eletrônicos.
INTRODUÇÃO
O comércio eletrônico é considerado uma atividade fundamental para o desenvolvimento do setor produtivo, pois possibilita a ampliação e a diversificação dos mercados consumidores, promove o desenvolvimento das atividades comerciais pela introdução de novos mecanismos de comercialização e acelera o desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias de informação.
Os servidores e comércio eletrônico são um elemento essencial desse cenário, pois são responsáveis pela execução dos vários serviços oferecidos. Definidos servidores de comércio eletrônico como um sistema composto por componentes de hardware e software que implementa um conjunto de serviços de comércio eletrônico.
A produção e comercialização de um produto pode ser caracterizada pela sua cadeia de valor. A Cadeia de valor identifica as