Quimica
O relatório que se apresenta a seguir visa determinar a acidez do vinagre. O vinagre é um produto obtido a partir de duas fermentações, sendo a primeira, uma fermentação alcoólica seguida por uma fermentação acética. Na fermentação alcoólica ocorre a transformação de açúcar em álcool e posteriormente, na fermentação acética, ocorre a transformação desse álcool em ácido acético formando assim o Vinagre. Além de ser usado na alimentação (vinagre) o ácido acético e utilizado na produção de acetato de vinila (do qual se obtém o plástico PVA), de anidro acético e cloreto de acetila (importante para a síntese orgânica), de ésteres (solventes, essências, perfumes e etc.).
O ácido acético é, de longe, o mais importante de todos os ácidos carboxílicos, prepara-se por oxidação, pelo ar, de vários hidrocarbonetos ou do aldeído acético.
Procedimentos
Primeiramente Fixou- se uma bureta de 25,00 mL com auxílio de uma garra metálica, a um suporte universal, encheu-se a mesma até um pouco acima do zero da escala, com a solução titulante (solução problema). Abriu-se a torneira para preencher a extremidade inferior da bureta, zerou-se de modo que a base do menisco do líquido tangenciasse a marca zero da escala, eliminaram-se as bolhas que se formaram abaixo da torneira.
Resultados Calculo da massa de vinagre presente em 25 ml da amostra de vinagre.
Considerando a densidade do vinagre 1g/ml (aproximadamente é isso) tem-se:
Densidade vinagre = m V
1g = m 25 m = 25 g de Vinagre
Acidez Total do vinagre.
Depois de fixado a bureta de 25 ml em um suporte universal, enchê-la com solução titulante (padrão secundário, no caso , NaOH) até um pouco acima do zero da escala; aberto a torneira afim de preencher a extremidade inferior do menisco; transferido com a pipeta volumétrica , 2ml de uma amostra de vinagre para erlenmeyer de 250 ml e adicionado as 2 gotas de indicador