Pedagogia
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO NO AMBIENTE ESCOLAR
Lauro de Freitas/BA
Maio/2013
MARCIEL DOS SANTOS, JILVAN BATISTA E JOSÉ HUERTAS.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO NO AMBIENTE ESCOLAR
Trabalho apresentado na disciplina Educação e Pesquisa sob a orientação da professora Heloiza Lopes Silva de Andrade como requisito parcial de avaliação.
Lauro de Freitas/BA
Maio/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
2.1. OBJETIVOS GERAIS 5
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3. JUSTIFICATIVAS 6
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
6. REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO.
As tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes na vida do ser humano. É cada vez maior o número de pessoas que possuem computador, aparelhos celulares, GPS, acesso a internet, dentre outros recursos tecnológicos, sejam nas residências, nas empresas, órgãos públicos e também nas escolas.
O uso dessas tecnologias no ambiente escolar pode representar uma ferramenta eficaz de aprendizado, ao ponto de dar mais celeridade nas consultas, ilustrar melhor os temas abordados e tornar as aulas mais lúdicas, com jogos e interatividades. Diante dessa realidade, os educadores tem o desafio de preparar-se para utilizar essas ferramentas no ambiente de ensino. Daí surgem alguns questionamentos, como por exemplo, Que tipo de aluno vai ter acesso a esses meios? Com que finalidade? Ensinar computação ou ensinar com auxilio do computador? Que formação será necessária aos professores que vão atuar com os novos meios?
Embora alguns autores definem as tecnologias de aprendizado como sendo aqueles já amplamente utilizados na escola, como giz, lousa, livro didático, lápis, inclusive a linguagem e a