Projetos
Não é exatamente uma temporada em um hotel cinco estrelas. Em nome da ciência, os astronautas precisam fazer alguns sacrifícios. Você já imaginou ficar mais de um ano sem tomar um banho de chuveiro? Pois saiba que a falta de uma boa ducha é só o lado mais "porquinho" das privações que os aventureiros siderais enfrentam em órbita. Isso porque, no espaço, a regra de ouro é evitar o desperdício. Por uma questão de peso, a quantidade de suprimentos que o ônibus espacial carrega na decolagem é relativamente pequena. É por isso que todo o líquido (até o xixi dos astronautas) é reciclado e usado de novo, seja nos sistemas de resfriamento, seja na higiene pessoal e até para beber. O dia-a-dia dos astronautas é bem definido: eles dormem cerca de oito horas e trabalham de dez a 12 horas, incluindo duas sessões de exercícios para evitar o atrofiamento da musculatura pela pouca gravidade.
Curiosidades
Rango voador: Como a gravidade zero faz as comidas flutuarem, os astronautas costumam brincar com as bolhas de suco ou de leite que voam pela nave. Para economizar peso, a maior parte da comida vem desidratada da Terra. Na hora do rango, ela vai para um reidratador, que borrifa água nos alimentos.
Esponja higiênica: Como a água é racionada, os astronautas recorrem a panos úmidos para tirar o excesso de sujeira do corpo. Nos cabelos, eles usam como xampu um creme que não precisa ser enxaguado, desenvolvido para pacientes de hospitais que não podiam ir ao banheiro.
Soneca vertical: Para não ficarem flutuando pela enquanto dormem, os astronautas puxam um ronco presos numa espécie de saco de dormir. Mas a diferença principal é que eles não precisam ficar deitados: como a gravidade é quase nula, o sangue não fica acumulado nos pés e eles podem tirar uma soneca de pé.
Reciclar é preciso: Por meio de coletores espalhados pela estação espacial, toda a água utilizada na nave é recolhida — seja da higiene, de experiências científicas, do