projetos
R: Tem com o objetivo estabelecer ordem no desenvolvimento de grandes projetos de software.
2) Quais são as fases propostas por Royce no Modelo de Cascata?
R: Requerimento, projeto, implementação, testes, instalação, manutenção.
3) O processo é um conjunto de atividades a serem executadas. Cada atividade possui artefatos, recursos, agentes e ferramentas. Explique brevemente cada um destes itens.
R: Atividades: são as tarefas que deverão ser compridas. Artefato: É o produto criado ou modificado por uma atividade. Recursos: São materiais físicos necessários para executar determinada tarefas. Agentes: são pessoas ou ferramentas automatizadas relacionada a uma atividade. Ferramentas: Também pode ser associada a atividades ex: ferramentas de modelagem
4) O que são restrições dentro de processos? Qual o objetivo?
R: Restrições pode ser uma condição para iniciar ou finalizar uma determinada atividade.
5) Para que o projeto seja entregue dentro da data estimada ao cliente, é importante que as atividades seja controladas. Como podemos fazer este controle?
R: Escolhendo e adotando uma metodologia, definindo escopo de projeto e definindo atividade, desenvolvendo cronograma, formalizando o início e o fim do projeto.
6) Relacione as vantagens e desvantagens do Modelo de Cascata.
R: Vantagens: Tem uma ordem sequencial de fases, economia de tempo, Só avança para a tarefa seguinte quando o cliente valida e aceita os produtos finais da tarefa,
Desvantagens: Não fornece Feedback entre as fases, se ocorre um atraso todo processo é afetado, Difícil manutenção
7) Cada projeto é único, dependendo da estimativa do cliente o mesmo pode ser viável ou inviável. Qual é a melhor fase do modelo de cascata para identificar se o projeto é ou não viável?
R: Na primeira fase (definição de requisitos) ao conversa com o cliente é a hora de ver se o projeto é viável ou não.