Projetos
Para o efetivo gerenciamento de um projeto, a equipe que irá executá-lo necessita estar organizada segundo uma estrutura. É esta estrutura que irá definir a sistemática de trabalho do grupo com o objetivo de entregar os resultados do projeto ao cliente no prazo previsto, dentro do custo programado e segundo as características técnicas definidas inicialmente.
Durante os últimos 30 anos uma revolução vem ocorrendo na introdução e desenvolvimento de novas estruturas organizacionais. Os executivos perceberam que as organizações devem ser mais dinâmicas, ou seja, elas devem ser capazes de se reestruturar rapidamente, conforme as necessidades do mercado (KERZNER, 2001).
Segundo Patah e Carvalho (2002), a estrutura organizacional deve ser dinâmica, ou seja, capaz de rápidas mudanças caso o ambiente exija. Os fatores externos envolvidos podem ser aumento de competitividade no nicho de mercado, mudanças na tecnologia, ou até a imprevisibilidade da demanda.
A organização tradicional, dita funcional, marcada pela divisão através de departamentos, apresenta aspectos positivos, como: maior efetividade de controle; menor incidência de conflitos internos; forte domínio técnico dos departamentos e comunicação interna facilitada, visto que cada funcionário se reporta a apenas um diretor.
Não obstante, com a crescente diversificação demandada pelo mercado, tornou-secada vez mais difícil gerenciar projetos em empresas com organização funcional, visto que, neste sistema, tende-se a atender o ponto de vista de um departamento e não o ponto de vista do cliente.
Como alternativas à rigidez da estrutura organizacional funcional ou tradicional surgiram as estruturas projetizada e matricial.
Segundo Meredith e Mantel (2000), a estrutura projetizada, mais nova que a estrutura funcional, vem apresentando rápido crescimento nas últimas décadas. O autor argumenta que muitas são as razões para a popularização deste tipo de