Projetos
1.1. Gerenciamento de Projetos Os projetos possibilitam à Organização transformar metas estratégicas em resultados. Gerenciamento de Projetos pode ser definido como aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos. Tendo como objetivo garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para que haja sucesso. São abordadas nove áreas do conhecimento que caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicação, Aquisição e Riscos. Deste modo, sendo utilizado para orientar o gerenciamento de 42 processos, agrupados em 5 grupos: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento; Encerramento. Neste trabalho estaremos abordando especificamente sobre a Área Qualidade.
*Figura 1: Processos e Áreas de Conhecimento *Figura 2: Fluxo Resumido de Processos e Gerenciamento – PMBOK
1.2. Área de Conhecimento: Qualidade Pode-se definir como a entrega de produtos ou prestação de serviços de acordo com os desejos dos clientes mantendo uma comunicação clara e um bom relacionamento com o mesmo.
O Planejamento é a chave para uma boa implementação do processo de qualidade: no qual se antecipam as situações e preparam-se as ações para que o resultado esperado seja alcançado.
Ressalta-se que as pessoas têm grande importância nos resultados dos projetos. Por fazerem a diferença na qualidade através de seus conhecimentos, habilidade e experiência que afetem diretamente no planejamento, implementação e operação do produto/serviço.
O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia de boas práticas que constitui a base do conhecimento em gerenciamento de projetos do PMI (Project Management Institute).
Ele estrutura 3 processos associados ao Gerenciamento da Qualidade, que incluem os princípios da moderna qualidade bem como as