Armazenagem
A permanência das mercadorias em um armazém ou depósito, são exclusivamente dependentes de quais são os objetivos gerais da empresa, em certos casos, a estocagem está relacionada aos períodos de consumo , por exemplo, as mercadorias que são predominantemente consumidas no Natal, exemplo, castanhas, nozes, panetones, etc.
O efeito da inflação dos preços no mercado, é o que leva certas empresas a estocarem seus materiais, assim esperando ter um melhor nível de comercialização, para então venderem seus produtos.
Sob o ponto de vista estritamente da logística, a armazenagem de produtos e materiais têm diversas funções, dependendo de quais são os objetivos gerais da empresa e qual o papel de desempenho pela instalação do armazém, sob as funções do mesmo, podemos classificar :
Armazenagem propriamente dita – Esta função está relacionado em quando há uma necessidade de estocar produtos por um tempo relativamente grande, o armazém ou depósito deverá apresentar um layout e equipamentos de movimentação adequada para esse tipo de função.
Consolidação – As mercadorias chegam ao depósito em pequenas quantidades, chegando de diversos clientes ou de pontos geograficamente diferentes. Assim que estocados os materiais no depósito, é necessário preparar os carregamentos completos para diversos pontos da rede logística. O processo de juntar as cargas parcialmente é chamado de consolidação . Não são todos os depósitos que apresentam esse tipo de função. O processo inverso de consolidação, é a desconsolidação.
Desconsolidação – É o processo inverso de consolidação, ela utiliza carregamentos maiores que são desmembrados em pequenos lotes para ser feito o encaminhamento aos seus diferentes destinos.
Exemplo, uma indústria envia um enorme carregamento de geladeiras para um de seus depósitos regionais, ali, a carga é desmembrada em pequenos lotes para ser feito o encaminhamento às suas diversas lojas.
Nem sempre um armazém ou depósito utiliza