Projeto
Alunos: Christine Goes. Hosana Santos. Isadora Caminha. Janete Almeida Jessica Nunes Jonaína Costa. Priscila Muniz.
Curso: Pedagogia.
Data: 12/04/2013.
Introdução
O trabalho propostos é conceituar o marco referencial de um projeto segundo Danilo Gandin e identificar estas etapas dentro de dois projetos, um implementado em uma entidade privada e outro numa entidade pública.
Conceituação
Segundo Gandin, o plano constitui-se de três partes:
1. O Marco Referencial:
O marco referencial diz respeito ao ideal que se visualiza/almeja,desdobrando-se em três aspectos: marco situacional;marco doutrinal;marco operativo. Responde a questões como: Como é a realidade global? Contexto sócio-cultural. Para que finalidades trabalharemos? Funções sociais da instituição. Como deve ser nossa ação? Como trabalharemos? Direções e enfoques relativos às ações. 2. O Diagnóstico:
O diagnóstico é a comparação entre o ideal (o que deve ser) e o real (o que é). Deve responder às seguintes questões:A que distância está a nossa instituição do ideal que dela fizemos? Que fatores aumentam essa distância? Que fatores ajudam a diminuí-la? Quais as causas do nosso fracasso? E do nosso sucesso?
3. A Programação:
A programação é a proposta de ação. Questões a que responde: O que faremos na duração do plano para caminhar na direção que pretendemos alcançar e para reduzir a distância entre o ideal e o real de nossa instituição? Ações concretas, orientações da ação. O MARCO REFERENCIAL
O marco referencial constitui-se em dizer para que existe hoje a instituição que planeja e para que vá existir nos próximos anos é a parte mais importante de um plano e de um processo de planejamento. Um grupo