PROJETO
APRESENTAÇÃO
Atualmente, o projeto de intervenção tem sido uma ferramenta fundamental na atuação do assistente social como mediador de direitos. Objetiva-se a partir da intervenção transformar a realidade, para tanto, é necessário o reconhecimento da realidade e de seus atores sociais.
O projeto dissertado a seguir, primordialmente, objetiva tratar acerca da importância exercida pela família como ‘base da sociedade’ e o papel fundamental que exerce na vida de seus componentes, em especial, tratará deste papel na vida dos usuários do CAPS.
Observa-se que o Centro de Atenção Psicossocial, localizado no município brasileiro de Queimadas, estado da Bahia, situado há 300 km da capital, apresentam uma grande quantidade de usuários que não contam com a participação da família no tratamento, o que tem provocado atrasos na efetividade da recuperação. Essa falta de atuação familiar tem trazido inúmeras conseqüências negativas como o enfraquecimento dos vínculos familiares e o fortalecimento de um antigo preconceito social: o ‘’medo’’ da sociedade em freqüentar o ambiente do CAPS.
Portanto, a partir desta problemática, estaremos propondo requisitos importantes para a resolução destas questões, dando enfoque a indispensabilidade que a família tem no fortalecimento dos laços com seus componentes, no acompanhamento e na recuperação dos usuários dos CAPS.
A partir do reconhecimento desta problemática, destaca-se que este projeto de intervenção foi definido a partir da constatação da relevância que a família exerce sobre o individuo e a capacidade de quebrar preconceitos e tabus sociais que existem sobre os usuários do CAPS. Ademais, objetiva-se com este projeto de intervenção, a ação efetiva para a transformação desta problemática social.
JUSTIFICATIVA
Posto que, a família é a ’base da sociedade’, e para