ALD (adrenoleucodistrofia)
Quando a pessoa tem ALD o peroxissomo tem um problema que o lipídio não entra, então ele não consegue modificar a gordura formando a bainha de mielina ( tipo de gordura que fica ao redor da célula nervosa) deixando os neurônios sem conseguir transmitir com eficiência o impulso nervoso. Tendo como consequência, a pessoa deixar de responder a estímulos, perde os movimentos, pra de produzir cabelo,a os poucos a pessoa vai ficando em estado vegetativo. Infelizmente não tem cura.
Ps: A pessoa também para de produzir noradrenalina, com isso não "acalma" a adrenalina,tendo ataques nervosos e demorando para se tranquilizar
É transmitida através do cromossomo X, por isso alem de ser uma patologia rara é mais rara ainda em mulheres. Já que no caso das mulheres o X doente é dominado pelo X "bom", no caso dos homens o Y não consegue dominar o X doente.
Uma boa dica de filme para assistir é O Óleo de Lorenzo que conta a historia de um menino que luta contra a doença e seus pais que vão em busca da cura e conseguem criar o óleo de Lorenzo,fazendo o filho viver 20 anos a mais que os médicos previram. O óleo atua interrompendo a síntese dos ácidos graxos, estagnando a evolução de algumas doenças desmielinizantes (que destroem a bainha de mielina), como a ALD. 3 Existem muitas controvérsias sobre seu real benefício, e sua eficácia ainda está sendo avaliada, Porem é hoje considerado um dos mais eficientes meios de tratamento da ALD.