Síntese dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e Ciências da Natureza
Tendo em vista os aspectos sociais, o profissional da educação deve estar atento para a formação de um cidadão capaz de atuar criticamente, sendo também ele um agente transformador em meio à sociedade. Para isso, os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem noções de como realizar este trabalho de forma adequada, respeitando as diferenças socioculturais do país, e integrando a comunidade à escola.
Ao transmitir o conhecimento na área de Matemática, é necessário estarmos atentos às questões de urgência social, para que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento, respeitando as diversidades existentes em sala de aula. Temas como ética, pluralidade cultural, orientação sexual, meio ambiente, saúde, trabalho e consumo devem ser abordados e respeitados, instigando o aluno a interagir de forma crítica e autônoma.
Nesse contexto, visando a construção da cidadania, a Matemática para o ensino fundamental objetiva identificar os conhecimentos nessa área, transformando o mundo a sua volta, estimulando entre outros, a capacidade de resolução dos problemas. Também é possível realizar observações sistemáticas relacionando-as ao conhecimento matemático; selecionando, organizando e produzindo informações relevantes para uma análise crítica.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática voltados para o ensino fundamental, também visam instigar os alunos a resolverem situações-problema, utilizando-se da linguagem matemática, e estabelecendo relações entre a mesma e outras áreas do conhecimento. Também objetiva fazer o indivíduo interagir com os demais colegas, de forma cooperativa e coletiva, respeitando o modo de pensar dos colegas. Esse conhecimento adquirido de forma adequada faz o aluno sentir-se seguro de sua capacidade de construir e compreender os conhecimentos matemáticos.
Visando que o cidadão tenha capacidade de desenvolver funções básicas, a discussão sobre os conteúdos a