SÍNTESE: ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO: CONHECIMENTOS DE QUÍMICA
1111 palavras
5 páginas
universidade federal do maranhão campus: São bernardoCurso de licenciatura em ciências naturais metodologia do ensino de ciências naturais- química
Nomes: Lumara antônia de lima sousa thayla cristina viana lopes
síntese: ORIENTAÇÕES CURRICULARES dO ENSINO MÉDIO: conhecimentos de química
São bernardo
Fevereiro de 2014
Orientações Curriculares do Ensino Médio- Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Conhecimentos de Química.
De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio a grande importância da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias no desenvolvimento intelectual do estudante do ensino médio estão na qualidade e na quantidade de conceitos. E cujo objeto de estudo permite promover ações interdisciplinares, abordagens complementares e transdisciplinares, na busca da compreensão da natureza e de suas transformações e até mesmo do próprio ser humano e suas ações.
Os parâmetros curriculares nacionais enfatizam em seus textos a importância de se promover a contextualização dos conteúdos e a interdisciplinaridade como eixos centrais organizadores das dinâmicas interativas no ensino de Química. Abordando situações reais trazidas do cotidiano ou criadas na sala de aula por meio da experimentação, atendendo, assim, às necessidades dos estudantes.
O diálogo entre as disciplinas é favorecido quando os professores dos diferentes componentes curriculares focam, como objeto de estudo, o contexto real – as situações de vivência dos alunos, os fenômenos naturais e artificiais, e as aplicações tecnológicas. Ou seja, os professores devem fazer o ensino das ciências a partir de fenômenos que são comuns e interessantes para os alunos. Usar exemplos que estejam relacionados com as coisas à sua volta. De forma que os alunos fiquem intrigados com elas para que tentem encontrar respostas para essas questões. O ensino das ciências deve partir dos problemas do dia-a-dia, conhecidos pelos