PCN Ensino Médio - Resumo
1. Apresentação:
O Ministério da Educação, em conjunto com educadores de todo o Brasil, ao elaborarem os Parâmetros Curriculares Nacionais tiveram como objetivo reformular o currículo da educação brasileira e orientar os professores quanto à busca de novas abordagens e metodologias. No processo de reformulação curricular do ensino médio, buscou-se com os Parâmetros, através da contextualização, dar maior sentido aos conhecimentos construídos na escola. Além disso, numa perspectiva construtivista, buscou-se a quebra do modelo compartimentalizado do conhecimento mediante a interdisciplinaridade e o incentivo ao raciocínio e à capacidade de aprender.
2. O novo Ensino Médio:
A partir da década de 80 e mais intensamente nos dias atuais, as novas tecnologias, principalmente às voltadas para informática, se tornaram partes indissociáveis no desenvolvimento das diversas esferas do conhecimento. Portanto, para maior eficácia na inserção do aluno na sociedade atual é necessário atribuir-lhe uma formação geral.
“A formação do aluno deve ter como alvo principal a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.”
O novo Ensino Médio opõem-se a formação específica do aluno. Busca-se no ensino médio o desenvolvimento pleno das seguintes capacidades: pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las. Prioriza-se a capacidade de aprender e criar ao invés do mero exercício de memorização.
Outro ponto importante na reforma do ensino médio é a sua adequação à sua universalização. Também a partir da década de 80, o segmento da educação que mais cresceu foi o ensino médio. A elevada demanda das matrículas no ensino médio é associada à compreensão das pessoas, principalmente as de classes sociais menos favorecidas, quanto à importância da escolaridade em função das exigências do novo mercado de trabalho.
Resumindo:
“Pensar um novo