Projeto
IDENTIFICAÇÃO:
Tema: Monteiro Lobato
Professora:
Período: 3º Trimestre
Público Alvo: Alunos da 4ª série / Manhã.
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar Monteiro Lobato, é vivenciar dentro da Literatura Infantil um mundo rico em cultura, em um mundo mágico de personagens que encantam as crianças, os jovens e os adultos.
O trabalho com a literatura infantil se constitui um dos requisitos básicos para a formação do leitor, para a interação com as outras crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. “Através da Emília, que diz tudo o que pensa do Visconde de Sabugosa que é um sábio. Dona Benta que é a contadora de história e aceita a imaginação criadora das crianças, Tia Nastácia que é o folclore em pessoa, Narizinho e Pedrinho representando as crianças de ontem e de hoje, sempre abertas a tudo e querendo ser felizes. O pó de pirlinpimpim continuará a transportar crianças do mundo inteiro ao Sítio do Pica-pau Amarelo, onde não há horizontes limitados por muros concretos e de idéias tacanhas.” Desta forma, é preciso também viver e entender Monteiro Lobato, que com seu espírito jovem e sua coragem esta vivo no coração de cada criança.
OBJETIVOS:
Objetivo geral
Oportunizar o contato com livros de Monteiro Lobato e sua repercussão como destaque na literatura infantil brasileira, objetivando incentivar a leitura de diferentes obras e ampliar conhecimentos a respeito do autor.
Objetivos específicos
Conhecer a vida e a obra de Monteiro Lobato, reconhecendo a importância deste para a literatura infantil brasileira;
Divulgar as obras de Monteiro Lobato, envolvendo os alunos em contações de histórias;
Explorar as obras do autor em suas diversas modalidades, desenvolvendo o gosto pela leitura;
Desenvolver a capacidade criativa dos alunos na produção de textos e na ilustração de personagens e histórias;
Fazer a descrição dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, a