Resumo de revoltas Brasileiras
Objetivo
Foi o movimento precursor da Independência que apresentou características mais populares. Considerada a Primeira Revolução Social do Brasil, a Conjuração Baiana teve a participação de pessoas humildes como soldados libertos, alfaiates, etc. Surgiu devido à pregação das ideias liberais francesas e ação da Maçonaria. Seus objetivos eram: atender às reivindicações das camadas pobres da população, libertar o Brasil de Portugal, proclamar a república, conceder liberdade de comércio e abolir a escravidão. Seus objetivos, portanto, foram mais abrangentes, não se limitando apenas aos ideais de liberdade e independência do movimento de Minas Gerais. O levante baiano propunha mudanças verdadeiramente revolucionárias na estrutura da Colônia. Pregava a igualdade de raça e cor, o fim da escravidão, a abolição de todos os privilégios, podendo ser considerada a primeira tentativa de revolução social brasileira.
Justificativa
Nosso tema sendo a Conjuração Baiana ou Conjuração dos Alfaiates, podemos um pouco relacionar com nosso mundo de hoje, onde as pessoas que se revoltaram por melhores condições naquela época, eram o povo oprimido, liderado por mulatos, escravos, negros libertos e homens brancos de baixa renda, como alfaiates, pedreiros, soldados e bordadores, e não mais uma classe superior. Então, pode-se aplicar em aula os conceitos de hoje em dia, onde manifestantes protestam por um país mais justo, onde as pessoas de menor renda tenham chances de viver uma vida boa, e não apenas se sujeitando a imposições de pessoas mais ricas e mais “entendidas”.
Conclusão da Rev. Liberal do porto
A Revolução Liberal do Porto teve uma grande participação na história do Brasil, principalmente em sua independência. Ela foi um dos movimentos emancipacionistas de grande impacto, tendo reflexos de sua ação em vários estados brasileiros. Como Pará, Bahia, Pernambuco, Paraíba e etc. Após fazermos esse trabalho, chegamos a uma única conclusão: o Brasil