Importância da Quimica Organica
A química orgânica tem uma ligação forte com áreas importantes, como por exemplo, saúde, agricultura, energia, ambiente, transporte, etc.
Os compostos orgânicos são de dois tipos; naturais e sintéticos. Os naturais são feitos (biosintetizados) pela Mãe Natureza e os sintéticos pelo homem nos seus laboratórios e fábricas.
Compostos orgânicos são encontrados, na terra, nos mares, no ar e no espaço.
Na terra, encontra-se uma grande variedade de compostos orgânicos, desde compostos produzidos pelas plantas e animais aos compostos produzidos nas nossas fábricas e nossos laboratórios. Os mares também são locais ricos em compostos orgânicos, principalmente devido a sua flora e fauna abundante. De facto, os mares tal como as florestas da Amazónia no Brasil, são tesouros de muitos compostos orgânicos com uma variedade de funções. Na atmosfera, o ar também contém compostos orgânicos. Um óbvio exemplo é dióxido de carbono (CO2), um produto resultante da respiração em organismos vivos e de combustão de hidrocarbonetos. É a matéria-prima dos hidrocarbonetos produzidos pelas plantas durante a fotossíntese.
O espaço também é um “poço” de compostos orgânicos. Recentemente, uma nave espacial da NASA chamada Stardust voltou para Terra depois de recolher partículas do cometa, Wild 2 e os cientistas descobriram que essas partículas continham várias moléculas orgânicas, como por exemplo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos
(também, presentes nas cidades grandes), aminas (compostos orgânicos contendo azoto bem como carbono e hidrogénio), quantidades vestigiais de alguns amino ácidos (os blocos de construção das proteínas).
A vida é composta por átomos de carbono, o que dá