importancia da quimica organica
Além do ar que respiramos que contém oxigênio e da água que constitui cerca de 70% do nosso corpo, há um átomo que é fundamental, o Carbono. É dos compostos desse elemento que a química orgânica trata.
Todo composto orgânico apresenta o elemento carbono, mas nem todo composto que apresenta carbono pode ser classificado como orgânico.
Várias descobertas nessa área geraram o filme fotossensível, necessário para captar a imagem original, e o papel fotográfico,usado para fazer as cópias. Muitas reações de óxido redução estão envolvidas no processo fotográfico.
Reações de óxido-redução também estão presentes em nosso organismo, por meio do NAD+ e FAD (cofatores oxidados),que aceitam hidrogênio de substratos. Nos alimentos, produzindo NADH e FADH2 (cofatores reduzidos) com a concomitente oxidação.A conversão da forma reduzida das coenzimas para a forma oxidada é acoplada à redução de O2 para H2O e à síntese de ATP. Logo, os cofatores são os oxidantes direitas dos alimentos mas a O2 é o receptor final dos eletrons. A energia dos alimentos é obtida por oxidação. A oxidação biológica consiste na retirada de hidrogênio (H) do substrato. AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA: BIOQUIMICA / BASES METABÓLICAS DA NUTRIÇÃO
1. O que caracteriza estruturalmente um aminoácido que faz parte de proteínas?
R: O aminoácido é caracterizado estruturalmente por um carbono quiral, um grupo carboxila, um grupo amina, um átomo de hidrogênio e um grupo radical. As diferenças existentes no radical determina os 20 tipos de aminoácidos.
2. Todos os aminoácidos existentes fazem parte das proteínas. Entretanto, eles podem ser precursores de outros compostos. Quais