HACCP e Seg do Trabalho
XX – METODOLOGIA DE ESTUDO DO CASO 1 – PDCA – PLAN - - IDENTIFICAÇÃO – COMO IDENTIFICAR – PARETO DOS ACIDENTES DA FÁBRICA (TRABALHAR O SETOR DE MAIOR NUMERO DE ACIDENTES) - PARETO DOS ACIDENTES DO SETOR (TRABALHAR A ÁREA/MÁQUINA DE MAIOR ENVOLVIMENTO EM ACIDENTES)
- http://cascavel.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2780 Objetivo: desenvolver SOS risk – método de gerenciamento de riscos ocupacionais (o que é riscos ocupacionais?) baseados em fatores do HACCP.
SLIDE 1 – APRESENTAÇÃO DOTRABALHO – SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA EMPRESA ALIMENTÍCIA DE GRÃOS
SLIDE 2 – Por que do trabalho? - Estatística de Acidentes (Tanto envolvendo funcionários quanto clientes – contaminações, acidentes físicos) - País Produtor de Soja (Produtividade x Competitividade – lembrar de Qualidade)
Objetivo: Desenvolver um método de apoio ao gerenciamento de riscos ocupacionais, com base nos fundamentos da metodologia APPCC no processo de beneficiamento de grãos. (O que são riscos Ocupacionais) A partir daí ele chegou a seguinte pergunta: Quais as principais causas potenciais de acidente de trabalho nesse ramo de atividade e de que forma eles podem ser controlados? Para poder responder ao questionamento, devemos conhecer o processo.
SLIDE 3 – Fluxo Geral de processo (FGP) de beneficiamento de grãos - figura 6 - figura 14 sem o R Chega o caminhão,coleta via máquina para análise de pureza e umidade, aprova-se. Descarga na moega. Abrem-se manualmente abertura das comportas e o grão segue para fitas transportadoras/elevadores. Se teor de umidade maior,então passa pelo secador. Vai para armazenagem nos silos. Funcionário fazdirecionamento até respectivo silo. Depois funcionário abre registro subterrâneo e envia para silo de expedição, carregamento e transporte final.
Slide 4 – Metodologia – SOS Risc – Método para gerenciamento dos Pontos Críticos em Segurança do trabalho 1)