indepedencia do brasil
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do fico.
Dom Pedro I recebeu uma convocação de Portugal para deixar o país, pois Portugal queria recolonizar o Brasil e com a presença dele em terras brasileiras seria impossível. Respondendo de forma negativa à coroa portuguesa, D. Pedro então anunciou: “se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”. No Brasil D. Pedro ganhou prestígio da população com um grande apoio dos defensores da independência através de um abaixo assinado pedindo a permanência de D. Pedro no Brasil, que deu certo e foi retribuída com o dia do fico. E como um resumo, a partir daí começou-se o processo de independência do Brasil quando Dom Pedro toma algumas providências desagradando à coroa portuguesa, incentivando a população a lutar pelos seus ideais e obrigando as tropas portuguesas a voltarem para seu país sendo que nenhuma lei seria cumprida sem a sua aprovação. Depois de viajar para os estados de Minas Gerais e de São Paulo, Dom Pedro I tenta amenizar a sociedade que estava preocupada devido aos acontecimentos, premeditando uma balburdia social. Foi quando recebeu a carta de Portugal que pedia sua volta, mas teve seu pedido negado e aconteceu de fato o famoso episódio do dia “do fico”.
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que