Brasil e as organizações internacionais
ONU
ONU é um sigla que representa: Organização das Nações Unidas, que é uma organização internacional com o objetivo de facilitar a cooperação em termos de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e da paz mundial.
O Brasil participa das conferencias da ONU desde sua criação em 1945,
Em 1992 a cidade que sediou a Conferencia Mundial sobre o Meio Ambiente foi o Rio de Janeiro, e ficou conhecida como Rio-92.
Entre as propostas do Rio-92 destacou-se mais a Agenda-21.
Agenda-21 é um conjunto de ações ambientais e sociais para o uso racional dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável, pensando nas gerações futuras.
Em 2004 foi realizada a 11ª Reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad); foi discutidas metas de desenvolvimento e a integração ao comércio internacional.
Com o objetivo de manter ou restabelecer a paz entre as nações, a ONU enviou tropas e missões a locais de conflitos.
Em 1999 enviou tropas a Ásia, para garantir a indepedencia do país Timor Leste.
Desde 2004 o Brasil lidera as forças de paz da ONU no Haiti.
O Brasil não é um país permanente no Conselho de Segurança e romper a hegemonia dos países que compõem os assentos desde a década de 1960.
Brasil busca apoio político de potências regionais. G-20
O G20 (Grupo dos 20) é um grupo constituído por ministros da economia e presidentes de bancos centrais dos 19 países de economias mais desenvolvidas do mundo, mais a União Europeia. Criado em 1999, na esteira de várias crises econômicas da década de 1990, o G20 é uma espécie de fórum de cooperação e consulta sobre assuntos financeiros internacionais.
Principais objetivos do G20:
- Favorecimento de negociações econômicas internacionais;
- Debates sobre políticas globais para promover o desenvolvimento econômico mundial de forma sustentável;
- Discussão de regras comuns para a