projeto
DIRETORIA DE ENSINO
CURSO: BACHARELADO EM FARMÁCIA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
PROFESSORA: Ms. Joelma Abreu
RESUMO
A identificação de íons ferro em laborátório foi feita através da dissolução de do medicamento sulfato ferroso na solução de 10 mL de ácido clorídrico 1,0 mol/L, 10 ml de água oxigenada 10V e 10 mL da solução de hidróxido de sódio 1,0 mol/L.Sendo observado à formação de um precipitado de cor marrom-avermelhada.
Palavras-chave: íons; ferro; precipitado; medicamento;solução; marrom-avermelhada.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
08 3
08
INTRODUÇÃO
A anemia ferropriva, por falta de ferro, é um dos distúrbios nutricionais que mais têm aumentado no mundo - um dos motivos para isso é o alto consumo de produtos industrializados, pobres em nutrientes (G1, 2013).
Porém, por outro lado, alguns setores da indústria têm acrescentado ferro em alguns alimentos, como cereais, leite e iogurtes, por exemplo. No Brasil, onde o índice de anemia é alto, as farinhas devem ter obrigatoriamente ferro, o que consequentemente faz com que pães, bolos, doces também tenham. (G1, 2013).
Entre os tipos de ferro disponíveis para consumo, estão: o ferro 0, metálico das barras de ferro, usado para enriquecer, por exemplo, os cereais matinais. Quando esse ferro entra em contato com o estômago, ele se transforma em ferro 2, tipo pronto para formar a hemoglobina (G1, 2013).
Esse ferro 2 está presente nas carnes, que são as principais fontes e que têm a melhor e mais direta absorção do mineral pelo organismo. Já o ferro 3 está dentro dos vegetais e, nesse caso, para se transformar em ferro 2 e ser melhor absorvido pelo organismo, precisa de vitamina C (G1, 2013).
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais