Violência e o desenvolvimento da sociedade
Anderson José Guimarães
Leis de sangue: um desenvolvimento violento
Sinop
Novembro/2013
Anderson José Guimarães
Leis de Sangue: um desenvolvimento violento
Artigo sobre a análise do filme “Abril Despedaçado”.
Sinop
Novembro/2013
Introdução
Este artigo tem por objetivo realizar uma análise sociológica a respeito do filme “Abril Despedaçado”. Através deste podemos perceber o desenvolvimento da sociedade ao longo dos anos e quais processos foram utilizados para alcançarmos a estruturas que possuímos hoje.
O filme “Abril Despedaçado”, conta a história de duas famílias (Ferreira e Prestes), ambientado no sertão nordestino retratando a seca, que aflige tal região até hoje. Ao longo do filme podemos perceber os valores culturais, que tinham por finalidade definir e proteger a honra da família. Tais valores baseiam-se na Lei de Talião “olho por olho e dente por dente”, onde a rivalidade entre as duas famílias se baseavam, no entanto, lutar pela sobrevivência não era o principal objetivo de ambas as famílias. A honra e a terra eram as prioridades em detrimento da vida. “Tonho” é da família Breves e teve seu irmão primogênito assassinado por um dos Ferreira, e como regra de família ele deveria vingar a morte do mesmo assim que a mancha de sangue na camiseta do morto ficasse amarela.
Essa lei de sangue com o decorrer do tempo foi dilacerando ambas as famílias, mas nenhuma das duas pretendia abandonar essa tradição suicida. Antigas rivalidades entre família são extremamente comuns em zonas rurais do Brasil, tais rixas existem até hoje, temos registros tanto literários, jornalísticos e regionalistas, do qual são representantes Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, entre outros. Conforme as pesquisas de cunho sociológico de Luís de Aguiar, presentes em seu livro Lutas de família no Brasil “a evolução das organizações sociais humana aparece ter-se