globalização e migração
Industrialização do município de três lagoas e as migrações estrangeiras
Desenvolvimento industrial e relações com a mão de obra internacional
INTRODUÇÃO
Na sociedade atual, o capitalismo dita as principais atitudes decisões do homem. O desenvolvimento como ser e profissional está ligado ao pensamento de lucro e acumulação. Na busca pela qualidade de vida, o homem primeiramente, e quase inevitavelmente busca pelo desenvolvimento profissional. Muitas vezes esta busca avança os limites do espaço que ocupa em sua comunidade, que em algum ponto encontra-se estagnada.
Muitas regiões e países, ocorrem vários fatores que implicam em uma barreira para o desenvolvimento, reduzindo ou não criando novas oportunidades a população. Estes fatores podem ser naturais, como a seca, ou falta de recursos e infraestrutura e localização que atraia novos investimentos.
Nesta situação o trabalhador é motivado a sair em busca de oportunidades em outras localidades dentro ou fora de seu país. Naturalmente, procura uma opção onde existam grande oferta de emprego e condições favoráveis também para sua permanência na cidade como um todo.
Dentro deste processo, Três Lagoas encontra-se em destaque, não só no âmbito estadual mas também nacional e, no último ano, ganhou enfoque internacional. Isso devido ao acelerado crescimento e desenvolvimento do parque industrial da cidade nas últimas décadas.
O presente projeto, visa abordar todos os âmbitos deste processo de desenvolvimento e industrialização da cidade. Priorizando os intensos fluxos migratórios que ocorrem desde o início deste processo, abordando a migração regional, nacional, mas principalmente com ênfase na migração internacional de haitianos. Explorando o processo