SOBRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O Ministério da Educação e Ciência é dirigido pelo Ministro Nuno Crato, que tomou posse a 21 de junho de 2011. A sua equipa inclui os Secretários de Estado do Ensino Superior, João Filipe Queiró, da Ciência, Leonor Parreira, do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, e do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, que tomou posse a 26 de Outubro de 2012, após a saída da sua antecessora.
O Ministério da Educação e Ciência define, coordena, executa e avalia as políticas de educação, do ensino básico ao ensino superior, e da ciência. É também responsável pela qualificação e formação profissional.
O Governo definiu várias prioridades para as políticas de Educação e Ciência entre as quais se destacam: •Criar uma cultura de rigor e avaliação em todos os níveis de ensino
•Dar autonomia às escolas e liberdade aos pais para escolherem a que querem para os seus filhos
•Aumentar o sucesso escolar e a qualidade da educação
•Reorganizar a rede de instituições do ensino superior e a qualidade dos cursos
•Apostar na excelência para reforçar a ciência.
Educação
A educação em Portugal tenta gerar igualdade para todos os portugueses de todas as classes. Para que se possa privilegiar a exigência é preciso criar um ambiente de cooperação entre pais , professores e alunos.
O Governo assume a Educação como serviço público universal e defende como princípios o esforço, a disciplina e a autonomia.
Ensino superior
Para que o nosso pais desenvolva é preciso apostar nas certificações de ensino superior e no seu rigor para que possamos desenvolver os nossos recursos com uma qualidade acima da media para que possa ser reconhecida pela União Europeia.
Avaliação
Para que possamos ser rigorosos na nossa educação temos de submeter todo o sistema a avaliações constantes para que possamos identificar os nossos pontos fortes e pontos fracos e possamos muda-los, e não ficarmos atrás comparando aos países mais