projeto
SERVIÇO SOCIAL
Bárbara Sousa Pinto Silva
O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL E SEUS PROCESSOS DE EVOLUÇÃO
Itapagé-Ceará
2013
INTRODUÇÃO
O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial.
Tal ‘revolução’ facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final daquele século, adquiriu um novo perfil, deixando de lado seu aspecto concorrencial para adquirir seu estágio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura societária.
Nesse cenário de grandes questões sociais, surgiram as bases estruturadoras do Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica.
O trabalho tem por objetivo apresentar, de forma resumida, o surgimento do Serviço Social no Brasil.
Atualmente no Brasil as necessidades sociais exigem mais força, a idéia de constituição de espaços públicos que possibilitem a participação de novos projetos sociais que facilite a evolução dos mesmos e da sociedade.
Como há sempre situações inesperadas é fundamental a evolução e inovação de projetos e formas que facilitem o serviço social e promover benefícios a sociedade com ajuda de governantes.
Os objetivos deste trabalho centram-se na análise das possibilidades de construção da esfera pública no âmbito das políticas sociais, que envolva a participação ativa da sociedade na sua definição e implantação.
OBJETIVOS
GERAL
Analisar a evolução do Serviço Social no Brasil. ESPECÍFICOS
Centralizar a historia do Serviço Social no Brasil.
Levantar dados sobre a atuação do Serviço Social no Brasil.
Traçar metas de aproveitamento do Serviço Social ao