EDUCAÇAO INFANTIL
-A concepção de educação infantil :
R –A partir da constituição de 1988, passam a ser incluídas na política educacional, a creche e a pré-escola, seguindo uma concepção pedagógica e passando a ser um dever do Estado e direito da criança. Esta nova fase da educação infantil, identifica a criança como um ser social, histórico, incluído em uma sociedade e uma cultura. Proporcionando à este aluno um atendimento especializado, exigindo do professor um aprendizado diferenciado e consciente das necessidades globais, desse indivíduo, nessa fase da vida.
A criação do RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) em 1998, tem a tarefa de nortear o trabalho escolar infantil com crianças na faixa de 0 a 6 anos de idade. Reforça e melhora essa estrutura educacional, conseguindo colocar em pauta a dualidade cuidar/educar. Para garantir que esses avanços não ficassem só no papel, sem utilidade nas escolas, o MEC cria os documentos ‘Subsídios para o credenciamento e o funcionamento das instituições de educação infantil’, que é muito eficaz para a criação de diretrizes e normas, dessa educação.
“ A infância deixou de ser apenas objeto dos cuidados maternos, familiares e hoje tem que ser objeto dos deveres públicos do Estado e da sociedade como um todo.” (Arroyo, 2000 . p. 03)
-A relação entre cuidar e educar através exemplos de atividades desenvolvidas na creche para atender a uma e outra função.
R – As creches foram cridas para atender a necessidade de mães que saíram para trabalhar e não tinham um lugar para deixarem essas crianças, as maiores ficavam pelas ruas mesmo e as menores muitas vezes ficava com uma mãe, que ‘cuidava de várias