O que é dislexia?
Dislexia: (do grego) dus=difícil, mau; lexis=palavra
"A dislexia é uma dificuldade específica e durável da aprendizagem da leitura e de escrita, em que não houve a aquisição do seu automatismo, e experimentada por crianças normalmente inteligentes, normalmente escolarizadas e indenes de perturbações sensoriais."
Debrey-Ritzen e Mélékian
A dislexia é uma designação frequentemente utilizada para referir uma dificuldade muito específica, sentida por alguns alunos, na aprendizagem e utilização instrumental da leitura.
É um facto que, desde há muito tempo, professores de diversos graus de ensino, mas em especial os do Ensino Básico, enfrentam o estranho dilema de certos alunos, de níveis de inteligência normais ou até, em muitos casos, acima da média, não tendo carências de tipo sociocultural, distúrbios emocionais, etc., aparentando um desenvolvimento dentro dos parâmetros da normalidade, evidenciarem apesar de tudo, profundas dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, acompanhando-os pelos vários graus de ensino muitas vezes até à idade adulta.
O termo dislexia tem sido sinónimo de muita confusão e simplificação abusiva, e por isso encontra-se com bastante frequência, não só em relatórios que se trocam entre escolas, serviços clínicos e de educação especial, mas também em publicações de literatura especializada.
ef
É frequente a dislexia ser confundida com outros problemas de adaptação escolar, principalmente com os de atraso de desenvolvimento, de dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura e escrita, de problemas de ordem afectiva, problemas de deficiência mental ligeira,...
ef
A necessidade dessa clarificação é imperiosa, não só para que a escola e a família possam compreender este tipo de problema, quando ele de facto existe, mas acima de tudo para que o aluno possa ser ajudado a superar a sua dificuldade e não se desencoraje de continuar a trabalhar. Esta dificuldade e a