Projeto Quilombola
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
NUCLEO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Racismo na Escola: A Lei 10.639/03 como alternativa de combate e prevenção
Vivianne Sousa
João Pessoa, PB
2015
1) Justificativa do Projeto de Ação de Educação em Direitos Humanos.
Analisando o contexto escolar e os dados apresentados diariamente nos jornais, podemos perceber o quanto o racismo ainda é recorrente na nossa realidade das salas de aula e o quanto isso atinge desde a infância até a fase adulta, acarretando o que nos deparamos sempre: Genocídio da Juventude Negra que cresce dia a dia, alimentando telejornais com a criminalização da pobreza e do racismo que se estendem desde a vida escolar até a vida adulta, sendo um crime de violação aos direitos humanos.
O projeto irá aplicar uma ação que pretende através da Lei 10.639/03 que compreende o ensino da história e cultura afro brasileira e africana, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.
Compreendendo que através do conhecimento sobre a história do povo negro e a educação em direitos humanos será libertadora para o contexto social, no sentindo de combater e prevenir o racismo dentro da sala de aula.
O projeto será desenvolvido nas escolas da comunidade Quilombola no Litoral Sul, João Pessoa, onde se localizam as Comunidades de Gurugi e Ipiranga , zonas em vulnerabilidade social. Nesse sentido será possível atender o povo quilombola, trabalhando a prática de conhecer a história do seu próprio povo, suas origens e fortalecer a identidade local. Empodenrando crianças e adolescentes para o combate ao racismo.
2) Atividades e Prioridades
Atividades:
Capacitação com a gestão escolar e técnicos educacionais, para apresentar o projeto e o desenvolvimento da temática.
Capacitação com os professores e as professoras da