Itubaína
Essa nova forma de exposição, mais barata que a mídia de TV tradicional, trouxe para as empresas um novo modelo de contato com o consumidor. A criatividade e o conteúdo contam muito mais, visto todos os vídeos que diariamente se tornam virais nas redes.
O consumidor espera encontrar no perfil da empresa, um real contato. Como se fosse mesmo um amigo do outro lado. Até mesmo canais tradicionais, como os SACs, perderam espaço para a praticidade de conversar diretamente com a marca via redes sociais.
Avaliando o perfil da marca Schin no Facebook podemos perceber que a marca se utiliza de imagens e textos alegres e coloridos, quase sempre fazendo referência a praia, bar e sede. Uma tentativa de incentivar o consumo do produto.
Já se avaliarmos a marca Itubaína Retrô (ambas da mesma empresa) podemos notar que essa se pauta por assuntos com conteúdo mais retrô, se utiliza mais de memes e aproveita mais dos assuntos que estejam em alta no momento. Tudo isso para atingir um público mais jovem, mais ligado em tendências retrô.
As empresas vendem ferramentas como uma solução e não como parte de sua estratégia empresarial. Infelizmente essa é a máxima do mercado, e acaba disseminando uma ideia contraria, sendo na verdade que as empresas precisam é orientar ao relacionamento, adequando processos focados, afinal as empresa existem porque tem clientes e sua satisfação deve ser a primeira visão de qualquer organização.
A dificuldade na implantação da metodologia é fazer com que as pessoas “gestores” entendam que o CRM, por si só não resolve os problemas de relacionamento com o cliente.
A tecnologia auxilia a implementação da metodologia, esta, precisa ser bem divulgada com estratégias