Projeto Político Pedagógico
SALA VERDE DAS SERRAS DE MARICÁ
Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá
Área de Proteção Ambiental Municipal das Serras de Maricá área de especial interesse ecológico do espraiado
Maricá
2013
Tiago de Paula
Caracterização
O espaço a ser implantado a Sala Verde é a sede e centro de visitantes das Unidades de Conservação Municipais das Serras de Maricá, que localiza-se no acesso ao principal destino turístico da zonal rural do município de Maricá, a cachoeira do Espraiado, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
A implantação das Unidades de Conservação Municipais das Serras de Maricá dá consequência efetiva ao Plano Diretor de Maricá e à Lei de Uso e Ocupação do Solo, nesse sentido Maricá combinou o planejamento estratégico e o zoneamento do município à defesa do meio ambiente.
As Unidades de Conservação Municipais que objetivam primordialmente a proteção da biodiversidade, a recreação, a pesquisa, as interpretação e educação ambiental e o uso turístico de base sustentável de diversas áreas naturais terrestres e aquáticas do município, ganham com a Sala Verde um instrumento primordial para consecução de seus objetivos.
Essas Unidades são denominadas Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá, Área de Proteção Ambiental Municipal das Serras de Maricá e Área de Relevante Interesse Ecológico de Espraiado, abrangem aproximadamente 12.316,97 hectares, contém vegetação nativa em excelente estado, fauna diversificada, nascentes, rios, cachoeiras, grutas, lagoas, praias, brejos, monumentos naturais, monumentos históricos e culturais e, muito provavelmente, sítios arqueológicos a serem pesquisados.
Essas áreas protegidas abrigam o bioma Mata Atlântica que no Estado do Rio de Janeiro encontra-se ameaçado pelas atividades industriais, agropastoris e imobiliárias. Além disso, em Maricá, os ecossistemas de mata atlântica (mata ciliar,