Projeto Piloto Crianças e adolescentes infratores
A atual situação das crianças e adolescentes infratores no Brasil dividem opiniões. De um lado os que acreditam que a impunidade é um dos grandes fatores que os incentivam a entrarem nessa vida de contrariedade com a lei, do outro lado, estão os que acreditam que eles precisam ser trabalhados para que haja uma ressocialização por via das medidas socioeducativas de internação, com a intenção de diminuir o índice de violência dessa faixa etária que tem aumentado cada vez mais.
Todavia a adolescência é uma fase turbulenta e conflituosa do desenvolvimento humano, onde o indivíduo está em processo de formação e desenvolvimento, com base nessas informações iremos procurar entender as principais influencias e causas que fazem com que essas crianças e adolescentes entrem na vida do crime.
2.0 PLANO DE DESENVOLVIMENTO
2.1 COLETA DE DADOS Para o desenvolvimento desse projeto piloto foram realizadas pesquisas refente ao assunto através de artigos, jornais e consulta do ECA. Além da aplicação de questionário semiestruturado contendo 12 perguntas.
2.2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Foram realizadas duas visitas, nas quais foram feitas entrevistas aos profissionais.
2.3 AMOSTRA Esta pesquisa qualitativa foi realizada na Vara da Infância e Juventude de Itabuna- BA.
As entrevistas foram feitas com uma psicóloga e uma assistente social.
3.0 RESULTADO
Foram realizadas 2 entrevistas, com aproximadamente 1 hora de duração, com profissionais da Vara da Infância e Juventude da cidade de Itabuna-Bahia, sendo uma psicóloga e uma assistente social. No Brasil, casos de criminalidade e delinquência infanto-juvenil são constantemente noticiados na imprensa, suscitando discussões sobre a questão da maioridade penal, a eficácia das medidas sócio-educativas (contidas na Lei n° 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA) e sobre o delineamento de políticas preventivas (CRUZ, 2003; SILVA et al.,