Implantação do TQC
A implantação de um programa de qualidade é um processo de aprendizado e, portanto não deve ter regras muito rígidas, mas estar adaptadas às necessidades usos e costumes da empresa. Um programa de qualidade deve ser visto como o aperfeiçoamento do gerenciamento já existente.
No entanto alguns pontos básicos devem ser seguidos:
a. O TQC é implantado pela linha de cima para baixo (top-down). Esta implantação é assistido pelo escritório do TQC.
b. A implantação do TQC é de responsabilidade indelegável do presidente da empresa. Se ele não perceber a necessidade do TQC, a sua implantação é impossível. Você poderá implantar o controle de qualidade mas não TQC! Não adianta criar um departamento de qualidade ou nomear um diretor como responsável pelo programa.
c. A implantação do TQC é um processo de mudança comportamental e cultural e, portanto, é baseada num grande esforço de educação e treinamento.
d. Nunca implante o TQC sem a orientação contínua de instituição qualificada e credenciada.
A implantação do TQC é um processo de mudança muito forte e precisa das seguintes condições básicas:
a. Liderança persistente das chefias.
b. Educação e treinamento (a “resistência” às mudanças é produto da ignorância).
A ideia do TQC pode ser levada a empresa por qualquer pessoa, no entanto, a primeira coisa a ser feita é um seminário de pelo menos um dia. Após o seminário, a diretoria deve se dar um tempo para estudar, aprofundar-se no assunto, visitar outras empresas que já estejam implantando o programa, discutir e decidir em consenso pela implantação.
Após a decisão a diretoria deve emitir o comprometimento do presidente que visa declarar a razão da implantação do TQC. Este comprometimento deve ser feito da seguinte maneira:
a. Defina a situação atual da empresa em relação à suas competitividade internacional. Responda concretamente e, se possível, por meio de números as razões que impedem a empresa de ser mais competitiva (Custo? Qualidade?