Qualidade
O TQC, ou Total QualityControl (Controle de Qualidade Total, é um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao produto. No TQC a qualidade é entendida como a superação das expectativas não apenas do cliente, mas de todos os interessados (stakeholders).
Evolução da qualidade.
Evolução da qualidade ao longo do tempo
Podemos dizer que a qualidade existe desde que o mundo é mundo, pois ao longo dos tempos o homem sempre procurou o que mais se ajustasse as suas necessidades.
Quando a economia ainda era manufaturada, o processo produtivo e de controle de qualidade cabiam unicamente ao artesão, o qual rejeitava as peças que não obedecessem seus critérios de qualidade, especialmente porque o pagamento era baseado no qualidade do produto.
Com o advento da industrialização e a massificação da produção, o artesão dá origem ao operador, que coadjuvava com a máquina de produção. Estamos na primeira etapa da evolução (1900) – CONTROLE DA QUALIDADE PELO OPERADOR – onde a qualidade é assegurada pela perícia do operário ou por um pequeno grupo, responsável pela integralidade da fabricação do produto, de modo que cada um tivesse controle sobre a qualidade do serviço.
Ao findar a Primeira Guerra Mundial tivemos a demonstração prática do trabalho mal executado, devido às falhas do material militar produzido em desacordo com as especificações. Passamos então à segunda fase (1918) – CONTROLE DA QUALIDADE PELO SUPERVISOR – um supervisor torna-se responsável pela qualidade do trabalho da equipe, interferindo na produção sempre que necessário.
Apenas incumbir um responsável pelo controle da qualidade tornou-se insuficiente. Faz-se necessário detectar se os materiais, peças, componentes e ferramentas condizem com as normas preconizadas. Inaugura-se a terceira etapa dessa evolução, qual seja, CONTROLE DA QUALIDADE POR INSPEÇÃO (1937) – cujo objetivo é verificar problemas nas organizações, quer dizer,