Projeto para a Prevenção à violencia doméstica
1. Identificação do Projeto
Título
CULTURA da PAZ e da NÃO VIOLÊNCIA
Coordenação:
Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres
Execução
Equipe Técnica
Assistente Social – Barbara Nicodemos
Historiadora- Elisa Kuhn
Parceria Centros de Referência de Assistência Social - CRAS
2. Apresentação
A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres tem como objetivo consolidar a transversalidade de gênero nas políticas públicas do município de Dourados, dividindo responsabilidades e superando a departamentalização da política, em conformidade com o Plano Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.
3. Objetivo do Projeto:
A “Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres pretende por meio dessa ação conjunta de parceria com o CRAS” realizar um trabalho de prevenção ao enfrentamento da violência contra a mulher nas famílias Douradenses e reconhece o CRAS como espaço de referencia das famílias do território que poderá contribuir no enfrentamento á violência doméstica /conjugal /familiar/comunitária.
4. Justificativa.
a) prevenção do conflito, preparando a sociedade para tratar possíveis causas de violência e injustiça antes que os problemas aconteçam. É um esforço de construção de sistemas de alerta e de mecanismos que ajudem a analisar as causas dos conflitos;
b) resolução, ou seja, o enfrentamento do problema e a busca de mecanismos institucionais, seja a Justiça comum ou outro processo, como a mediação, para resolver o conflito;
c) transformação, ou seja, quando as pessoas buscam estratégias para mudar e, assim, superar os problemas. Assim, elas abrem caminho para a mudança, a reconciliação e a construção de relações positivas.
Período de realização
Ano 2015. Com reuniões mensais nos CRAS
Público Alvo
Famílias usuárias dos CRAS
Metodologia