projeto violencia domestica
INDICE 1
1-Introdução 2
2-REFERÊNCIAL TEÓRICA 3
2.1 Conceito de violência doméstica 3
2.2 FACTORES DE RISCOS 4
2.3 TIPOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 5
2.4 PERFIL DO AGRESSOR E DA VÍTIMA 6
2.5 ALGUNS MITOS E VERDADES SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 7
2.6 CONSEQUÊNCIAS 8
4.CABO VERDE E O PLANO NACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO 9
5-ENQUADRAMENTO JURÍDICO 9
3- PREVENÇÃO PRIMARIA 11
6-PROJECTO 11
6.2-COMO FUNCIONA? 13
O projeto funcionará com um gabinete dentro da localidade com equipas multidisciplinares (psicólogos, assistente social, etc incluindo estudantes universitários) 13 6.3 -ONDE FAZER 13 6.4-JUSTIFICATIVA 14
6.61-Objetivo específico 14
7-Publico Alvo 15
8-METODOOGIA 15
9-RESULTADOS ESPERADOS 15
10-CONCLUSÂO 15
BIBLIOGRAFIA 16
1-Introdução
O tema que vamos tratar neste trabalho é a Violência Doméstica.
É um fenómeno cada vez mais comum nas nossas sociedades tanto antiga como modernas e está presente em todas as sociedades tanto ocidentais como orientais.
A violência doméstica é um problema social que não atinge só a mulheres, atinge também crianças, pessoas idosas, deficientes, dependentes e não parte só do marido/companheiro. As mulheres assumem, por vezes, o papel de agressoras.
Apesar de fazer referências a esta vertente, vamos focar o nosso destaque à violência doméstica feminino, restringindo-nos apenas à mulher adulta.
O presente projeto tem como foco Assistência no combate á violência de forma a integrar grupos para a viabilização do atendimento Biopsicossocial, com atenção não só no âmbito ambulatória, mas também na informação, na sensibilização e na capacitação dos profissionais, de forma contínua. O objetivo restreturar cognitivamente as crenças e atitudes dos que vivem esse grave problema que atinge consideravelmente a saúde individual e coletiva, bem como avaliar o impacto a partir de uma intervenção realizada junto as vitimas e agressores. Para tanto, consta de três capítulos: Introdução,