Projeto ler
O Projeto LER objetiva de maneira geral orientar os docentes a desenvolver a prática da leitura e o desenvolvimento de textos não só para a construção do TCC (Trabalho de Con-clusão de Curso), mas também fazer com que o aluno tenha uma melhor desenvoltura pro-fissional com uma linguagem, mas correta e objetiva.
De maneira acertada a instituição deixou a cargo dos alunos escolherem o livro a ser abor-dado nesse semestre, O Monge e o Executivo de (HUNTER, 2008) foi escolhido por unani-midade em nossa turma, pois trata de um tema bastante interessante; a liderança. “Prato cheio”, para quem deseja realmente seguir uma carreira de engenharia, cargo esse que pre-cisaremos realmente saber ser líder. “O livro realmente prende nossa atenção, nos envol-vendo e fazendo com que o leitor reflita sobre suas ações. E com isso, compreenda melhor a própria vida.” (Beauclair, 2010). Desenvolvemos em sala de aula debates sobre cada capi-tulo, e de maneira resumida, relataremos nossas opiniões que ora foram discutidas e con-duzidas por nossa conceituada mestre Prof. Sirleide Oliveira.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. CAPÍTULO 1 – As Definições
Nesse capitulo, Hunter mostra as definições de autoridade, poder e de limites. Deixa claro que as pessoas precisam ouvir sem interromper, “Ouvir é uma das habilidades mais impor-tantes que um líder pode escolher para desenvolver” (O monge e o executivo pag. 16), pois no momento em que a pessoa interrompe a linha de raciocínio de quem está discutindo mostra exatamente que a ela não estava prestando a atenção no que estava sendo dito, afinal, ouvir é estar atento aos fatos. O autor mostra a diferença entre liderança e gerência, na liderança o líder lidera pessoas enquanto na gerência o gerente lidera coisas. Mostra também que o líder influência os outros; faz com que a sinergia o encontro entre as pessoas aconteçam de fato. Nesse sentido, liderança é executar as tarefas enquanto se constrói em