História da internet em picos
A penitenciária José de Deus Barros, no município de Picos, possui mais do dobro do número de detentos que o prédio pode comportar. A informação é do diretor do presídio, Sinval Hipólito Rosário, que revela que o local tem capacidade para abrigar 144 presos, mas apresenta uma população carcerária de 324 pessoas.
O diretor Sinval Rosário apresenta um dos motivos para essa superlotação de 125%. “Uma das nossas maiores dificuldades é em relação a vagas, pois temos detentos de 37 comarcas, tanto do estado do Piauí, como de outros estados”, afirmou. Ainda de acordo com o gestor da penitenciaria, para o ano de 2013 não existe nenhum orçamento do Ministério da Justiça no que se refere à construção de um novo presídio. Ele explicou, também, que a maioria dos detentos, cerca de 65%, são de regime provisório.
Com a proximidade do período natalino, a superlotação do presídio deve diminuir um pouco, uma vez que muitos presos enviaram pedidos, através dos seus advogados, ao poder judiciário para receberem o beneficio do indulto natalino. “Alguns acredito que irão conseguir, a maioria não. Pois esse beneficio só pode ser concedido pelo poder judiciário, nem a administração do presidio e nem a diretoria interfere nesse processo”, falou Sinval Hipólito.
Quanto a projetos para melhorar a estrutura física do prédio, o diretor explicou que será construída uma sala de espera para quando as famílias dos presos forem visitá-los. E que está sendo realizada uma reforma no consultório médico, juntamente com a enfermaria. A obra ainda contemplará um consultório odontológico. Também está passando por reforma e ampliação a padaria da penitenciária, onde os próprios presos são responsáveis pela fabricação dos pães. A expectativa é que as obras sejam concluídas em fevereiro de 2013.
Segundo o diretor Sinval Hipólito, medidas socioeducativas estão sendo desenvolvidas no presídio, a exemplo do curso de