Marketing e Relações Públicas
Antes da internet: Técnicas de interrupção e bom trabalho criativo.
Antigas regras do marketing: o marketing significava simplesmente publicidade e imagem de marca. A criatividade era a componente mais importante da publicidade.
Antes de 1995 não havia opções significativas para q uma empresa pudesse contar a sua história ao mundo para além de pagar avultadas quantias por publicidade ou pelo trabalho junto dos meios de comunicação. Hj as organizações comunicam directamente com os compradores.
Se fizer um bom trabalho a contar a sua história, os meios de comunicação descobri-lo-ão e em seguida contarão a sua história.
Os melhores programas de relações públicas incluem o acesso directo à informação sobre os seus produtos.
- site: inscrever para boletins electrónicos, ouvir entrevistas, ou ver blogue da empresa, notícias e fotografias, canal de TV com características dos produtos e entrevistas c celebridades.
- objectivo das 5 exposições: motores de pesquisa, site ou sítio, TV (corridas), no representante e no blogue.
- a teoria da cauda longa (chris anderson) consiste no facto de a nossa cultura e a nossa economia estarem cada vez mais a mudar o seu enfoque de um número relativamente pequeno de êxitos (produtos e mercados) no pico da curva da procura em direcção a um enorme número de nichos na cauda dessa mm curva.
À medida q os custos de produção e distribuição diminuem especialmente online passa a haver uma menor necessidade de agrupar produtos e consumidores em receptáculos de tamanho único. E podem ser tão atrativos como a oferta convencional.
- ao contrário dos tempos das antigas regras do marketing de interrupção com uma msg dirigida ao mercado convencional, os consumidores de hoje estão à procura do produto ou serviço certo para satisfazer os seus desejos