internet das coisas
Ainda não podemos fugir do trânsito montados em carros voadores, nem nos teletransportar para a praia quando chove na cidade, mas nossa ideia de “futuro” é mais presente do que se imagina. E isso graças ao que os pesquisadores vêm chamando de Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things, em inglês). Se você ainda não tinha ouvido falar sobre ela, é bom se acostumar, porque o assunto deve inundar nossos canais em pouco tempo, a começar pela própria internet como a conhecemos hoje.
Suponha que você sonhou com suco de laranja e acordou sedento por um copo, mas, ao abrir a geladeira, deu-se conta de que a caixa havia acabado no almoço do dia anterior. Pois se essa mesma caixa estivesse conectada por um chip a uma rede de informações, ela poderia enviar uma mensagem ao seu supermercado preferido, que entregaria uma nova caixa na sua casa, evitando frustrações pela manhã.
Outro caso: Imagine que vai a passear na rua e de repente ouve sirenes de ambulância. O barulho vai ficando cada vez mais próximo e, com espanto, a ambulância pára junto a si. Sai de lá um paramédico que lhe diz: "rápido, entre que está prestes a ter um ataque cardíaco". Disso se trata a Internet das Coisas: criar sistemas e ferramentas que emprestem mais inteligência aos objetos para que eles possam “conversar” entre si e tornar nossa vida mais fácil.
Definições
“Coisas que possuem Identidades e Personalidades virtuais e operam em ambientes complexos utilizando interfaces inteligentes para se conectar e se comunicar em contextos individuais, processuais e sociais.”
Foco n Identidade e Funcionalidade
“Objetos interconectados quepossuem um papel ativo no que chamamos de Internet do Futuro.”
Integração transparente
“Uma rede mundial de objetos interconectados unicamente endereçáveis, baseada em protocolos e padrões de comunicação.”
Semântica
Definição
A INTERNET DAS COISAS é uma