Internet das Coisas
Curso: MBIS - Segurança da Informação
Desenvolvimento Específico
Fevereiro / 2014
Palestra :
A Terceira Onda da Revolução Tecnológica
Data :
16 de janeiro de 2014
Curso: MBIS - Segurança da Informação
Resumo
A Internet ganhou status de recurso essencial, assim como: ar, água, alimento e moradia. Em alguns casos, a acessibilidade à rede mundial pode ser considerada mais importante até que carros e “baladas”. Por este motivo é que se diz que a Terceira Onda da Revolução Tecnológica ou a “nova” Internet das Coisas é o resultado da conexão em rede de pessoas, processos, dados e coisas.
Os significativos avanços na miniaturização de sensores e a nanotecnologia significam que cada vez mais pequenos objetos terão a capacidade de interagir e se conectar, criando o que chamamos de “Internet das Coisas”, que nada mais é que permitir que uma possibilidade antes relacionada aos computadores e, mais recentemente, a tablets e celulares, fosse ampliada para uma enorme variedade de objetos e dispositivos, tais como: roupas, sensores, mobiliários urbanos, eletrodomésticos, veículos robóticos, óculos e relógios informatizados, dentre outros.
O valor da Internet das coisas esta na comunicação desses dispositivos inteligentes que compartilham dados uns com os outros e que podem transformar negócios e o dia-a-dia das pessoas. De certa forma, a internet das coisas, pode ser considerada como uma evolução natural da internet como conhecemos, que permitirá que os processos de gestão e operação das cidades sejam mais descentralizados, com decisões sendo tomadas localmente, melhorando o seu desempenho, escalabilidade e aumentando a rapidez das decisões. Por exemplo, sensores que equipam um automóvel podem enviar sinais em tempo real para um algoritmo sofisticado em um processador no próprio veículo, que pode tomar decisões que melhoram a segurança da sua condução, evitando colisões ou mau uso dos seus