Internet das coisas
Internet das coisa é nada mais do que conectar os objetos usados no dia-a-dia na internet criando uma rede mundial, mais com isso o grande desafio é a segurança da informação, pois todos os dados que será necessário para o uso de algum aparelho que usa a internet das coisas, é salvo na nuvem, com grande risco de pessoas com más intenções tomar pose e fazer uso para atividades ilícitas, ou até mesmo disponibilizar na web. Para obter uma maior segurança, é usado o sistema de criptografia e usando senhas mais complexas.
Exemplos:
O protótipo Mobii, que está sendo desenvolvido pela Ford e pela Intel, pretende reinventar o interior dos automóveis. Ao entrar em um carro com essa tecnologia, uma câmera vai fazer o reconhecimento do rosto do motorista, a fim de oferecer informações sobre seu cotidiano, recomendar músicas e receber orientações para acionar o mapa com GPS.
Se o sistema não reconhecer a pessoa, ele tira uma foto e manda as informações para o celular do dono, evitando furtos. Esse é um exemplo de um carro dentro de um ambiente da Internet das Coisas, com acessórios online e agindo de maneira inteligente(ZAMBARDA, Pedro. Disponível em: < http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/internet-das-coisas-entenda-o-conceito-e-o-que-muda-com-tecnologia.html > Acesso em 11 de nov de 2014).
Figura 1 – Projeto Mobii.
Referencias
TechTudo, Internet das Coisas. Disponível em: < http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/internet-das-coisas-entenda-o-conceito-e-o-que-muda-com-tecnologia.html > Acesso em 21 de nov de 2014.
Os avanços recentes em diversas tecnologias, desde as comunicações sem fios até aos custos cada vez mais baixos na capacidade de processamento, têm permitido a proliferação de umaenorme variedade de sensores "inteligentes" nas mais diversas áreas. Estes dispositivos estão a produzir cada vez mais dados provocando o aparecimento da chamada "internet das coisas".
À internet quehoje conhecemos,