O pantanal
O Pantanal, entretanto não é um só. Existem 10 (dez) tipos de pantanal na região com características diferentes de solo, vegetação e drenagem. Foi considerado “Patrimônio Natural” pelo Artigo 225 da Constituição Brasileira (1988) e “Reserva da Biosfera” pela UNESCO (2000).
Formação e Desenvolvimento da Área A origem do Pantanal é resultado da separação do oceano há milhões de anos.
Preocupada com a conservação do Pantanal, a Embrapa instalou, em 1975, em Corumbá, uma unidade de pesquisa para a região, com o objetivo de adaptar, desenvolver e transferir tecnologias para o uso sustentado dos seus recursos naturais. As pesquisas se iniciaram com a pecuária bovina, principal atividade econômica, e hoje, além da pecuária, abrange as mais diversas áreas, como recursos vegetais, pesqueiros, faunísticos, hídricos, climatologia, solos, avaliação dos impactos causados pelas atividades humanas e sócio-economia. Nos últimos anos houve investimentos de larga escala no setor do ecoturismo, com diversas pousadas pantaneiras praticando esta modalidade de turismo sustentável.
Clima O clima do Pantanal é o tropical, no verão é quente e fica em torno de 32 graus e no inverno é frio e seco, com média de 21 graus. O índice