Pantanal
O Pantanal é um bioma que se localiza na região do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estendendo-se em território boliviano, argentino e paraguaio, e ocupando cerca de 240.000 km2. Considerada a maior região alagável do planeta, apresenta áreas inundadas ricas em gramíneas, arbustos e árvores, em épocas chuvosas (entre outubro e abril); e pequenas lagoas em toda a sua extensão em épocas mais secas, sendo este um momento propício para a ocorrência de queimadas. Durante o período da cheia, que abrange os meses de janeiro a março, é que ocorre a piracema.
Características:
É um dos maiores ecossistemas preservados, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, sendo que 83% de sua planície estão em excelentes condições de conservação e abrigam várias espécies de mamíferos e aves. Suas inundações anuais e a baixa fertilidade dos solos são as principais razões de sua preservação.
Apresenta diversos tipos de florestas estacionais, várias gamas de vegetação, solo, relevo, a alternância do ciclo das águas e o clima, proporcionam um ambiente favorável à produção alimentar. São 670 espécies de aves, 242 de peixes, 110 de mamíferos e 50 de répteis, além de 1,5 mil espécies vegetais.
Fauna:
O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Podemos encontrar, principalmente, as seguintes espécies: jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego,veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões). Além destes citados, que são os mais conhecidos, vivem no Pantanal muitas outras espécies de animais.
Flora:
Assim como ocorre com a vida animal, o Pantanal possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. Nesta