PROJETO QUERO LER
Tema: Leitura
Titulo: Quero Ler!
Autoria:Thammy P. de A. Aiardes
I. INTRODUÇÃO
Leitura é a ação de ler algo. È habito de ler. A palavra deriva do Latim “Lectura”.
Ela é a forma como se interpreta um conjunto de informações(presentes em um livro, uma noticia de jornal).
Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este projeto vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente projeto inicia com um breve histórico da literatura infantil, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.
II. OBJETIVO
Geral: Despertar a leitura e a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa.
Especifico:
Confeccionar livros de historias de sua própria autoria.
Fazer visitas a uma biblioteca.
Criar um cantinho de leitura.
III. REFERENCIAL TEORICO
É importante contar histórias mesmo para as crianças que já sabem ler, pois segundo Abramovich (1997, p.23) “quando a criança sabe ler é diferente sua relação com as histórias, porém, continua sentindo enorme prazer em ouvi-las”. Quando as crianças maiores ouvem as histórias, aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que ouvi-las pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar. Num mundo hoje tão cheio de tecnologias, onde as informações estão tão prontas, a criança que não tiver a oportunidade de suscitar seu imaginário, poderá no futuro, ser um indivíduo sem criticidade, pouco criativo, sem sensibilidade para compreender a sua própria realidade.
Portanto, garantir a riqueza da vivência narrativa desde os primeiros anos de vida da criança contribui para o desenvolvimento do seu pensamento lógico e também de