Projeto Carnaval: Ô abre alas, que eu quero passar sou o LER e não posso negar.
TEMA: Ô abre alas, que eu quero passar sou o LER e não posso negar.
DURAÇÃO: Janeiro e fevereiro
Justificativa:
O carnaval é uma festividade que vale a pena ser aprofundada e bem trabalhada com as crianças. Apesar de ser um referencial na cultura brasileira, sua origem é muito antiga. Originado na Roma Antiga, foi incorporado ao cristianismo marcando um período de festividade entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. A maneira como é comemorado sofreu variações no decorrer dos tempos e o que temos hoje sofreu uma grande influência das comemorações ocorridas durante a Idade Moderna com os bailes de máscara, as fantasias e os carros alegóricos.
Este projeto se justifica a partir da constatação de que tanto os alunos, quanto os professores desta UE, estavam necessitando de algo que os estimulassem na aplicação de atividades motivadoras que os envolvessem prazerosamente. Aproveitando o período de carnaval, elaborou-se este projeto, com o fim de resgatar a história e a cultura tão ricas que envolvem os folguedos carnavalescos.
Assim, respeitando a individualidade e religiosidade da comunidade, preparamos um grande baile de carnaval, com o objetivo de agitar os alunos do PHE, motivando-os e incentivando-os a participarem ativamente dos preparativos da nossa festa carnavalesca.
Objetivo geral:
Reconhecer o carnaval como uma manifestação cultural brasileira.
Objetivos específicos:
Despertar no aluno o interesse e a curiosidade em relação às Folias de Carnaval;
Levar o aluno a confrontar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente.
Identificar músicas de Carnaval;
Cantar e dançar marchinhas carnavalescas;
Desenvolver a criatividade, imaginação e raciocínio lógico;
Aprimorar a leitura e a escrita
Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
Conhecer a história do