Projeto interpessoal
“ A popularidade é a opinião do grupo de amigos sobre uma criança, mas a amizade é uma via de duas mãos. As amizades mais sólidas envolvem igual comprometimento e cooperação mútua “(PAPALIAS,2006 p.407)
A popularidade também exerce um fator decisivo nas configurações da turma. O que se destacam exercem naturalmente uma liderança .Por sua vez isto acaba trazendo situações de exclusão e apatia dos que acabam não sendo incluídos. Contudo não há rivalidade, percebe o desejo estabelecer a proximidade e interesse em conseguir sua inserção.
Quando se esta em ambiente acolhedor os alunos demonstram maior liberdade em expor suas ideias. Entretanto em alguns momentos essa realidade acaba conturbando a aula, pois por se tratar de grupos independentes com inter-relações próprias e agem de forma isolada. Acabem tendo suas contribuições não sendo aproveitadas para que se realizem novas construções. Compreender como interligar os grupos poderá ser um fator decisivo principalmente nesta concepção de educação ligada a valores espirituais e humanos.
“Aprender a resolver conflitos é uma função importante da amizade.”(PAPALIA,2006 p.409)
Pensando na aprendizagem conectada ao valor ético, propiciar o intercambio de vivencias durante as aulas o fator amizade deverá fazer parte do processo.
O interesse em estar em lugar que inicialmente foi induzido pelos familiares perpassa essa barreira quando eles estabelecem relações e novos